quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A vida é um texto

“Senão uma verdade das grandes, uma verdade tipográfica”.

A vida de cada um é sempre um texto. Há quem diga que é roteiro de filme, dramaturgia, letra de música ou até romance, mas, sem precisar me valer de metáforas, minha afirmação é literal.
Habituamo-nos a associar o significado de texto somente ao conjunto de palavras dispostas ou gravadas sobre alguma superfície a partir das quais é possível realizar uma leitura, extraindo-se dela um sentido coerente e coeso. Acontece que texto não é só o que está escrito. Texto também pode ser falado, desenhado e representado. O essencial é que componha um conjunto de enunciados inter-relacionados formando um todo significativo.
Da perspectiva individual, sobretudo a partir dessas janelas da alma que são os olhos, a gente lê a vida. Para exemplificar, passo a descrever a realidade ao meu redor: sentada na cadeira, na minha sala de trabalho, digito estas palavras. Passa um mosquito. Sigo sua trajetória por uns instantes, que me leva a olhar para fora. O dia é lindo, pleno verão de... 2014! Quem diria...
Pronto, eis uma fração da minha vida – ou um subconjunto do meu conjunto universo particular. Um texto que não era escrito até segundos atrás, mas, ainda assim, um texto. Apenas me dei o trabalho de passá-lo a esta forma escrita. Portanto, desde o momento em que aprendemos a ler a vida e que nossos cérebros permitem essa leitura, reitero: a vida de cada um é um texto.
Pena que tem tanta gente ruim em interpretação de texto e avacalha tudo. Talvez eu seja uma delas. Ou não.

Um comentário:

  1. Look, words are like the air: they belong to everybody. Words are not the problem; it's the tone, the context, where those words are aimed, and in whose company they are uttered. Of course murderers and victims use the same words, but I never read the words utopia, or beauty, or tenderness in police descriptions. Do you know that the Argentinean dictatorship burnt The Little Prince ? And I think they were right to do so, not because I do not love The Little Prince , but because the book is so full of tenderness that it would harm any dictatorship.

    ResponderExcluir