sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A experiência de Asch

A experiência de Asch é uma das mais populares e mais antigas da psicologia. Seu objetivo foi estudar como o conformismo define o comportamento de um indivíduo, e como a pressão social influencia na individualidade de cada um.

Na experiência uma cartolina com 3 linhas era apresentada aos voluntários, linha A, B, C. Cada linha com um tamanho diferente. Separada das 3 linhas existia uma quarta linha, a linha X, de igual tamanho a uma das três linhas (A, B ou C).
 
O teste consistia basicamente em responder em voz alta se a linha X era do mesmo tamanho da linha A, da linha B ou da linha C.

Porém, todos os voluntários eram comparsas do pesquisador e receberam orientações para errar de propósito, exceto por um voluntário, que não fazia parte do esquema.

Esse voluntário era o último da fila, ou seja, depois que todos respondiam errado ele precisava decidir se respondia o que considerava certo ou se concordava com o grupo.

O resultado foi que apenas 30% das pessoas não cederam á pressão implícita pelo grupo, ou seja, apenas um terço respondeu de acordo com sua convicção pessoal.

Ficou claro que iremos nos conformar ao grupo, somos criaturas muito sociais e desenvolvemos a noção de que precisamos concordar com o que os outros pensam para sermos aceitos e queridos, mesmo que isso signifique abrir mão de opiniões, convicções e individualidades.

Mas a experiência não parou por aí, dentre diversas variações de cenário uma delas consistia em colocar outro voluntário na sala que também não fazia parte do esquema. O resultado foi que, um aliado aumenta o poder de resistência, ou seja, quando os voluntários tinham o apoio de outro indivíduo na sua discordância as chances de ele mudar de opinião em favor da maioria caíam em 75%.

A provocação parece óbvia. Quem é você? O voluntário inocente que concorda com a maioria ou aquele que expõe o que acha correto?

Fonte: Advogados Ativistas; http://www.naopossoevitar.com.br/2009/06/experimentos-em-psicologia-a-unanimidade-burra-de-solomon-asch.html; http://es.wikipedia.org/wiki/Experimento_de_Asch



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário