segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sobre o crescimento econômico brasileiro

Compartilho análise do professor Lucien Alhanati:
Restabelecendo a verdade
Qualquer dona de casa sabe que o sucesso de sua administração financeira não é avaliado somente pelo que ela recebe e sim pelo confronto entre que o que recebe e o que gasta. Não adianta ganhar muito se o gasto for maior ainda.
É desta maneira que ocorre em todas as organizações e deveria ser em relação aos países. Mas não é assim que é mostrado pela mídia e pelos “especialistas” onde só é avaliado o ativo. O passivo ambiental é ignorado. Será esquecimento, incompetência ou conveniência.
Vamos mostrar que o crescimento da economia brasileira é muito bom principalmente se comparamos com o de outros países e grupos econômicos. Se levarmos então em conta o passivo ambiental o nosso crescimento é ótimo. É preciso não esquecer que o passivo ambiental é uma conta que será paga obrigatoriamente pelo atual ou pelas futuras gerações, e quanto mais tempo passar maior será a conta a ser paga.
Vamos comparar o crescimento percentual do PIB brasileiro com o de outros países usando o gráfico elaborado com dados do FMI e publicado pelo jornal O Globo em 10/07/13.




O crescimento percentual do PIB brasileiro é praticamente igual ao da Rússia, supera o da África do Sul, dos EUA e do Japão, sendo superado apenas pelo da Índia e da China.
Vamos comparar o crescimento percentual do PIB brasileiro com o de blocos econômicos usando o gráfico elaborado com dados do FMI e publicado pelo jornal O Globo em 10/07/13.



O crescimento percentual do PIB brasileiro é apenas pouco inferior ao do mundo, que foi engordado com o da Índia e da China.
Qualquer economista sabe que toda atividade produtiva humana acarreta um passivo ambiental. Como não existem dados sobre o passivo ambiental produzido pelos países, vamos considerar apenas uma parte deste passivo utilizando os dados da demanda energética, via matriz energética. Levando em conta agora o passivo ambiental que corresponde em parte ao custo desta produção.

                                                                                  


Sabendo que as energias não renováveis são as grandes causadoras do passivo ambiental, verificamos que o Brasil consome 100 – 44,7 = 55,3% de energias não renováveis enquanto o mundo consome 100 – 13,3 = 86,7% e a China consome
100 – 5,6 = 94,4%. Consequentemente o passivo ambiental brasileiro causado pelo consumo de energia é muito menor que o mundial e o chinês.

Resumo: estamos muito bem, o que contraria os detratores da economia de nosso país.

Um comentário:

  1. Do Valor Econômico, 17/07/2013:

    Não é piada, PIB cresce a 4% ao ano no país

    Os números do IBC-BR indicam que no segundo trimestre a economia crescia a 4% ao ano. Não é piada ou expressão de desejo. Para ter ideia precisa do que ocorre na economia, é mais seguro olhar variações em doze meses. Se compararmos o trimestre de março a maio com o mesmo período de 2012, obtemos 3,74%. Em 2013, a variação em doze meses nos grupos sucessivos de três meses só aumentou: 1,55% até janeiro, 1,71% até fevereiro, 2,86% até março, 3,5% até abril e 3,74% até maio. Mesmo se em junho houver queda de 2,5% em relação a maio, a variação em doze meses para o segundo trimestre será de 3,95%. Mas esses números não repercutem. Mídia e analistas sofrem de pessimismo obsessivo, caso clássico do que a psicologia chama de "viés de confirmação", quando as pessoas só são sensibilizadas por informações que pareçam confirmar suas crenças ou hipóteses, ignorando outras evidências.

    Leia mais em:

    http://www.valor.com.br/brasil/3200768/nao-e-piada-pib-cresce-4-ao-ano-no-pais#ixzz2ZLYpYhl0

    ResponderExcluir