terça-feira, 25 de junho de 2013

Por uma reforma política democraticamente realizada

Os programas de governo, para serem executados, precisam se pautar em leis respectivas estabelecendo direitos, deveres, obrigações, enfim, regulando as relações jurídicas decorrentes da ação do Poder Executivo. Sem lei prévia, o Executivo não pode atuar. Então, no presidencialismo de coalizão, o partido que está na Presidência da República sem ter maioria no Congresso tem que fazer alianças com outros partidos que estão no Poder Legislativo só para poder governar. Simples assim. Então, digamos: a presidenta Dilma quer executar o PAC e, para isso, precisa que as leis que tratam desse programa sejam aprovadas no Legislativo. Só que a maioria dos parlamentares faz charminho, dizendo que não vai aprovar as leis a menos que ganhe algo em troca. E aí? Como fica?
 
Trago essa situação para mostrar a sinuca de bico que a atual organização do sistema político brasileiro coloca para quem quer governar para o povo. O modelo induz à corrupção, não só por esse aspecto, como também pelo financiamento privado de campanha entre outras questões. Está claríssimo que a reforma política é necessária, todo mundo enxerga isso.
 
A proposta da convocação de um plebiscito e a discussão, via Constituinte, do saneamento das estruturas políticas e parlamentares significa uma injeção de democracia na veia do Estado brasileiro, um aprofundamento da manifestação democrática. É o inverso do autoritarismo. Para os que creem na democracia, não há dúvida: é a nossa chance para que a tão necessitada reforma política aconteça. Enquanto isso, só quem estará contra essa proposta é a oposição conservadora e retrógrada, que, antidemocrática, não quer saber de ouvir o que o povo quer porque não quer governar para o povo, só quer parasitar no poder submetendo a política a seus próprios interesses.
Aproveitando o embalo, compartilho a seguir texto sobre a "ilusão de ótica" que a grande mídia promove na opinião pública brasileira.
 
Já que está na "moda" falar de corrupção, saibam que o TSE realizou um levantamento sobre a corrupção no Brasil, e adivinha quem ficou em primeiro lugar? Bom, fica a dica de sempre: antes de criticar A, B ou C, procure se informar.
 ==================
 Aqui está a lista completa dos corruptos. Só para lembrar, a fonte dessas informações é a Folha (tucana) de S. Paulo.

CORRUPÇÃO E GESTÃO PÚBLICA:

Ranking das cassações no TSE, por partido:
DEM: 69 - 20,4%
PMDB: 66 - 19,5%
PSDB: 58 - 17,1%
PP: 32 - 10,1%
PTB: 24 - 7,1%
PDT: 23 - 6,8%
PR: 17 - 5,0%
PPS: 14 - 4,1%
PT: 10 - 2,9%

No ranking do STF:
PMDB - 8
DEM - 6
PSDB - 6
PR - 5
PP - 4
PTB - 4
PDT - 3
PT - 2
PPS - 1
PV - 1
PMN - 1

Fonte: Folha de SP
 ==================
 Se você se espanta em não ver o PT nas primeiras colocações, mesmo com a maciça divulgação de "escândalos" de corrupção, há algo de muito errado na mídia em que você consome notícias e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário